sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

10 mandamentos do turista de aventura consciente

Para iniciar as postagens neste blog, resolvi começar pelos princípios da Aventura Segura. Para ser plena, a aventura deve ser segura e a lista de Mandamentos divulgada pela Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura é uma orientação básica e importante para todos os envolvidos no Turismo de Aventura:


MANDAMENTO 1) Peça referências e confira se a empresa que oferece o serviço está formalizada e se tem alvará de funcionamento. Empresa séria e profissional tem que ser formal e ter registro de funcionamento.

MANDAMENTO 2) Verifique se a empresa oferece seguro que cubra atividades de aventura e natureza. O seguro é uma segurança adicional para os clientes caso qualquer coisa fora do planejado ocorrer e assegura que vai haver algum tipo de assistência.

MANDAMENTO 3) Verifique se a empresa conhece e aplica as normas técnicas brasileiras para a atividade que oferece. Pergunte à empresa se ela tem um Sistema de Gestão da Segurança implementado, conforme a norma. Toda empresa de Turismo de Aventura deve ter um Sistema de Gestão da Segurança – SGS funcionando em suas atividades. O sistema ajuda as empresas a se organizarem para dar o máximo de segurança para os clientes e diminuir os acidentes. Caso acidentes ocorram, a empresa vai saber reagir bem.

Além do SGS, existem diversas outras normas para as atividades que ajudam empresas e condutores a seguir boas práticas de segurança nas atividades de aventura. Hoje não tem mais segredo, está tudo nas normas.

MANDAMENTO 4) Os equipamentos devem estar em boas condições de uso. Alguns equipamentos têm um selo de certificação (nacional ou internacional). No entanto, o selo não é característico em todos os equipamentos, por isso fique atento ao estado do material (aparência, limpeza e condições de armazenamento).

MANDAMENTO 5) Lembre-se: sempre que tirar os pés do chão esteja de capacete e sempre que entrar na água esteja de colete. Empresas sérias oferecem equipamentos que aumentam a segurança, a diversão e o conforto durante o passeio.

MANDAMENTO 6) Aja de acordo com as regras ambientais em sua aventura: não faça fogo, não contamine o rio e ande sempre por trilhas demarcadas. Produza pouco lixo e traga-o de volta. Turismo de Aventura é feito na natureza, temos que ser responsáveis com o uso dos espaços que visitamos.

MANDAMENTO 7) Confira o estado do estojo de primeiros socorros que a empresa está levando e tenha na sua mochila seus remédios específicos. É importante sempre estar preparado para o inesperado.

MANDAMENTO 8) Seja responsável, conheça e respeite seus limites. Cada pessoa deve saber como fazer atividades que sejam divertidas, emocionantes e que estejam dentro do seu limite.

MANDAMENTO 9) Hidrate-se, alimente-se e mantenha-se aquecido. A melhor pessoa para cuidar de você é você mesmo! Água, alimentação e filtro solar não podem faltar na mochila.

MANDAMENTO 10) Conheça o Programa Aventura Segura e descubra o nosso País de um jeito novo! Busque empresas aderidas ao Aventura Segura nos destinos. Pratique TURISMO DE AVENTURA COM CONSCIÊNCIA.

4 comentários:

  1. Jodrian, parabéns pelo aniversário do blog e não tenho dúvidas que muitos vão seguir você nas melhores aventuras e com consciência do que está fazendo, principalmente, por seguir os 10 mandamentos aqui postado e também, post muito bem colocado para ser a sua primeira aventura. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Walter. Essa lista foi mesmo um bom começo e representa alguns princípios importante que procuro seguir e divulgar. Abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...