terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Pedra do Baú

Para iniciar a série com a Tag "Relatos", resolvi resgatar as anotações e lembranças de 2010, ano que tivemos a oportunidade de realizar várias e interessantes viagens de turismo de aventura.

Em junho de 2010, fizemos uma trilha muito bacana na chamada "Pedra do Baú", localizada no município de São Bento do Sapucaí (SP), pequena cidade encravada na Serra da Mantiqueira.

Havíamos chegado no dia anterior. Rosana veio de São Paulo, onde participava do 18o. Seminário Internacional de Gestão da FNQ e eu segui de Natal, chegando de madrugada. Do encontro no Terminal Tietê, seguimos para São Bento do Sapucaí, a 3,5 h de ônibus.

No dia 12, o pessoal da Triboo (http://www.triboo.com.br/) nos apanhou às 07:30 no hotel e seguimos até o estacionamento que fica junto ao centro de informações. Seguimos no sentido da face sul da Pedra do Baú, caminhando por uma trilha de Mata Atlântica, com muitos trechos escorregadios devido às chuvas do dia anterior.



Pedra do Baú Sâo Bento do Sapucaí
Rosana e Jodrian na subida

Ao chegar à base da rocha fomos equipados com cadeirinhas, fitas de auto-seguro, capacetes e subimos encordados com Orlando (o ótimo guia da Triboo) na frente, seguido de Jairo (um amigo do Guia), Rosana e Jodrian ao final. A subida revelava um visual fantástico, mas foi bem exigente com seus 300 degraus de ferro encravados na rocha e o frio ao longo do percurso que nos obrigou a andar agasalhados todo o tempo até a chegada no cume.

A Pedra do Baú é um bloco de granito com uma base de 540m de comprimento por 40 de largura. Suas escarpas chegam a 450 m de altura e abrigam algumas das mais tradicionais rotas de escalada do estado de São Paulo




Pedra do Baú Sâo Bento do Sapucaí
Jodrian no topo da Pedra do Baú

O visual de lá é fantástico: logo em frente a Pedra do Bauzinho, onde pudemos ver escaladores em ação e atrás a Pedra da Ana Chata. Fizemos um lanche , descansamos, curtimos a paisagem e tiramos várias e várias fotos. A descida, pela face norte da Pedra é mais íngreme e exposta (por não ter tanta vegetação como na face sul) e também baseada em degraus de ferro encravados na rocha mas, em compensação, não estava escorregadia. Impressionante era ver a quantidade de pessoas que subiam por este lado sem nenhum tipo de proteção.
Pôr-do-sol
De volta ao "chão", mais um tempo para descanso e nova trilha contornando a Pedra dó Baú de volta ao estacionamento, ainda a tempo de ver o por-do-sol. Trilha legal, que dá para fazer em um final de semana.


2 comentários:

  1. Muito legal! Coincidentemente essa semana me falaram da Pedra do Baú e fiquei super a fim de conhecer.

    ResponderExcluir
  2. Vale muito a pena conhecer sim. Há vários locais próximos que trazem outras oportunidades para trekking e escalada.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...