sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Trilha do Costão do Pão-de-Açúcar


Face leste do Costão do Pão-de-Açúcar
Face Leste
Não tem jeito. Sempre que há uma possibilidade procuro encaixar uma atividade de Turismo de Aventura em uma viagem que faço por qualquer outro motivo. No final de outubro de 2011, aproveitando que iria ao Rio de Janeiro para participar de um curso técnico, consegui programar uma trilha bacana ao Pão-de-Açúcar.

Por pouco não deu certo: no dia anterior, a previsão do tempo indicava chuvas de 35 mm e recebi um e-mail do guia indicando que melhor seria adiar a subida.



Área da Praia Vermelha
Combinamos de decidir na manhã seguinte, de forma a checar se a previsão estaria certa. Sábia decisão. A meteorologia errou totalmente e o Rio de Janeiro se apresentou com um sol maravilhoso.

Ao invés de sair para a trilha à tarde, como estava previsto - e é melhor, pois o sol deixa de incidir diretamente no costão - decidimos ir pela manhã para garantir o tempo bom. O ponto de encontro foi na Praça General Tibúrcio, na Urca.


Visão a partir do Costão do Pão de Açúcar
Eu e meu guia, o Guilherme, da Rio Natural, iniciamos o percurso pela pista Cláudio Coutinho, um trecho pavimentado de pouco mais de 1 km, que margeia o morro e é muito utilizada por praticantes de corridas e caminhadas. Ao final da pista, começa a trilha propriamente dita em meio à vegetação e pouco tempo depois já estamos ascendendo a face leste do Pão-de-Açúcar.

No Costão propriamente dito, há a necessidade do uso de equipamentos de escalada em trechos mais íngremes e aí, a experiência do guia e o cumprimento de suas orientações são importantes. Infelizmente, o acesso fácil e a imprudência de alguns já produziram acidentes fatais neste percurso.

Costão do Pão de Açúcar
Após vencer o lance de escalada

Vencidos os lances mais difíceis a trilha continua até o topo, chegando às instalações do bondinho lá no alto. Confesso: visitei o Rio várias vezes, mas nunca tinha subido o bondinho. Sempre havia uma coisa ou outra que tomava prioridade. Paguei a dívida em alto estilo.

Passamos um tempinho lá, curtindo o panorama belíssimo e descemos de bondinho até o Morro da Urca, de onde voltamos por outra trilha até a Pista Cláudio Coutinho novamente.


Costão do Pão de Açúcar
Curtindo o visual
Fica a dica para quem gosta de aventuras, tem um pouco de preparo físico e dispõe de uma manhã ou tarde livre no Rio de Janeiro.

Dicas:
- Roupa leve, protetor solar e água são fundamentais
- Verifique com a empresa/guia se há disponibilidade de sapatilha de escalada no seu número. Não são imprescindíveis, mas ajudam um bocado no trecho de escalada
- Nem pense em ir sem o apoio dos equipamentos de escalada
- Se possível, prefira ir à tarde

3 comentários:

  1. Olá Jodrian,
    Ficou muito bem escrito e detalhado o descritivo da trilha do Costão do Pão de Açúcar.
    Da próxima vez em que vier para o Rio de Janeiro, você esta convidadíssimo para mais uma aventura, pode ser a trilha da Pedra da Gávea, trilha do Pico da Tijuca, travessia Papagaio Serrilha, trilha Parque Laje Corcovado. Enfim são muitas trilhas e picos que o Rio nos proporciona.

    Sábado dia 12 novembro estou formando um grupo para subir a Pedra da Gávea.
    Um extraordinário monumento natural de granito e gnaisse, cujo cume fica a 842m acima do nível do mar. Um dos visuais mais incríveis da cidade.
    Ainda temos vagas disponíveis.

    Obrigado pela companhia e pelo relato;)
    Um Grande abraço

    Guilherme Antunes Meirelles

    Guia especializado em atrativos naturais e esportes de aventura, fundador da Rio Natural Ecotourism.

    + 55 21 9643 7424
    + 55 21 3064 8898

    www.rionatural.com.br

    ResponderExcluir
  2. Jodrian, não sabia do seu blog nem tão pouco de suas aventuras. Amigo, parabéns, gostei demais do blog e sua postagens. Vou acompanhar. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Walter !!,
    Turismo de Aventura é uma atividade que faço com muito prazer e gosto de compartilhar as experiências que tive para incentivar outras pessoas.
    Grande abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...