segunda-feira, 28 de maio de 2012

Trilha para o Pico do Cabugi


Pico do Cabugi
Em Tupi-Guarani, Cabuji significa
"peito de moça"
A idéia inicial era ver o Pôr do Sol do cume do Pico do Cabugi, o mais alto do Rio Grande do Norte, com 590 metros de altitude. O tempo chuvoso, aliado ao horário tardio, entretanto, fizeram com que nossos guias decidissem que não valia a pena correr um risco maior e ficamos com a trilha.

Nosso grupo foi conduzido pelos Trilheiros da Caatinga, associação formada na cidade de Lajes, município que fica vizinho ao Pico. Aliás, o pessoal nos forneceu uma informação que não sabíamos: embora próximo a Lajes, o Parque Ecológico Estadual do Cabugi, com área de 2.302,95 ha, pertence ao município de Angicos.




Subida ao Pico do Cabugi

Subida ao Pico do Cabugi
Iniciando a subida



Erosão
Cascalho e erosão na trilha
Apesar da altura relativamente baixa, a caminhada se faz por trilhas que atualmente estão com muita erosão, aumentando as chances de um escorregão ou queda nas valas que acompanham os primeiros trechos.

Chegando à base rochosa do Pico, nos deparamos com uma infinidade de rochas de origem vulcânica amontoadas. A partir daí os cuidados aumentam, pois o risco de deslocamento destas pedras é constante. Tanto que os guias aconselharam que cada um procurasse um caminho que evitasse alguma pedra caísse pelo movimento do companheiro à frente. Subimos como "aranhas", procurando sempre o apoio mais seguro.



Subida Pico do Cabugi
Subida Pico do Cabugi
Trecho de pedras de origem vulcânica - todo cuidado é pouco


Próximo ao topo, paramos para ver se as nuvens de chuva nos alcançariam, o que tornaria a continuação muito arriscada. Ao final, ficamos com um visual bonito, mas meio prejudicado pela quantidade de nuvens e uma certa frustração por não ter subido até o cume. A segurança, entretanto, foi mandatória. Fica para próxima.


Pico do Cabugihttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjiTzCJ6C_yzG4iXyaXDBVUhJps8d8gTxOzb5f7_yk5O0gyCA8_aLqSoHT7KhtFCo_rgCyJJpNEZSkTmxpRQbuQYk2enVfeRYnX5spuFaWEm2McVl_zuLI76Bz8VSB4v22UiSCymRmzyFQ/s1600/Cabugi7.JPG Pico do Cabugi
Visão lá do alto


A descida do trecho rochoso desafia outros músculos e nos faz manter a atenção em alerta a todo instante, principalmente pelo anoitecer que chegava e nos obrigou ao uso de lanternas até a chegada ao ponto de partida. No todo, foram 3 horas de atividades.

Dicas

Para chegar: saindo de Natal, tome o rumo da BR-304, até o município de Lajes, a 125km da capital. Em Lajes, há um ponto de apoio para ônibus com boa infra-estrutura para refeições e estacionamento. Daí até a entrada para a trilha são aproximadamente 8 km.

Entrada na trilha: não há (infelizmente) nenhum controle de entrada e, em princípio, qualquer um pode realizá-la. Entretanto, consideramos necessária a contratação de um bom guia, tendo em vista que os caminhos não são sinalizados e há relatos de grupos que se perderam e tiveram que ser resgatados.

Equipamentos e outras recomendações:
- Em boa parte do trecho o caminhante faz contato com a vegetação nativa e é importante usar uma boa roupa de trilha, com calças e camisas compridas.
- Uma bota confortável é preferível ao tênis, tendo em vista a irregularidade do terreno
- Não achei imprescindível, mas o uso de luvas pode trazer mais conforto na subida e descida do trecho com pedras soltas
- Mesmo se for subir pela manhã, leve lanternas. Nunca se sabe se algum problema o obrigará a descer à noite. Aliás, leve sempre seu "kit perrengue" (ver sugestão aqui)
- Evite as horas mais quentes do dia e leve sempre uma boa quantidade de água.

Outros relatos

Trilheiros da Caatinga
Caderninho da Tia Helô

12 comentários:

  1. Que legal Jodrian!

    Ótimo post e o local parece ser bem interessante.
    É muito bom quando podemos relatar sobre roteiros e locais os quais são pouco conhecidos.

    Quanto a chegada ao cume não ser realizada, é só mais um motivo para poder retornar a este lugar tão especial e concluir a conquista. :)

    Abs,
    José Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo. Com certeza temos esse motivo e o lugar é relativamente perto de Natal. Quando o fizermos, vamos atualizar o post. Grande abraço
      Jodrian

      Excluir
  2. O por do sol lá de cima deve ser lindo. Pena que vcs não chegaram ao cume, mas tem um vento muito forte na parte que faz a volta para chegar lá e com chuva então deve ficar perigoso mesmo. Tem que voltar para ir até o cume. :)

    Eu fui de manhã, chegamos lá as 6 da manhã e no topo as 8. Adorei! E fui com 2 amigos geólogos que sabiam tudo de pedras. Também fomos com um guia dos Trilheiros e foi ótimo.

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí. Com certeza vamos voltar. De manhã cedo também deve ser uma boa opção para evitar o sol forte.
      Obrigado pelos comentários
      Abraço

      Excluir
  3. já tinha vontade de ir,e agora fiquei mais ainda.Pena n ter dado p subir td,mas segurança é tudo...fizeram o correto.
    abçs,boa semana.

    ResponderExcluir
  4. Oi Jodrian !

    Muito legal o Cabugi e sua formação !

    Um abraço !

    ResponderExcluir
  5. Olá Jodrian,

    Amei, excelente matéria.

    Um abraço,

    Sônia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sônia. É uma boa trilha. Com cuidado e bom preparo físico é possível ter uma bela visão dessa região.

      Excluir
  6. Quanto tempo é a duração da subida?

    ResponderExcluir
  7. Vamos fazer essa subida e acampar uma noite la

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana, Luciano. Ainda não fiz esta experiência. Aproveite !!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...