quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Normalização no mergulho com snorkel


Snorkeling
Foto gentilmente cedida por Lucia Malla,
fazendo snorkel na Big Island
A vida marinha sempre atraiu a curiosidade humana e não há meio mais simples que flutuar e tentar enxergar o que acontece lá embaixo. A prática do snorkeling ou flutuação com apoio do tubo respirador (chamado snorkel) não requer esforço físico intenso, dispensa equipamentos sofisticados e pode ser realizada praticamente por todo mundo, sem muitas restrições. Em alguns destinos como Bonito-MS, Maracajaú-RN e Fernando de Noronha, a prática é um dos grandes atrativos, podendo servir de incentivo para modalidades mais avançadas, como o mergulho autônomo.



Entretanto, embora a atividade seja simples, há riscos associados que não podem ser ignorados, que incluem:

Água Viva
Contato com águas-vivas: um dos perigos
- Queimadura solar
- Exaustão por calor/intermação
- Hipotermia
- Choques, arranhões ou cortes em corais
- Contato com animais marinhos venenosos

Exemplos de acidentes durante a prática do Snorkeling podem ser vistos nestes relatos (em inglês):


- Duas pessoas se afogam durante prática de snorkeling
- Dois acidentes durante o snorkeling causam duas mortes

Recentemente, em setembro de 2012, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou duas normas da International Organization Association (ISO), que tratam do snorkeling:
- NBR ISO 13289 Serviços de mergulho recreativo — Requisitos para condução de atividades de snorkeling
- NBR ISO 13970 Serviços de mergulho recreativo — Requisitos para treinamento de condutores de snorkeling

NBR ISO 13289

Essa norma traz os requisitos mínimos para os prestadores de serviço que oferecem atividades de snorkeling supervisionadas, em ambientes de águas abertas. Apesar deste foco, as exigências desta norma podem ser utilizadas por qualquer praticante, como meio adicional para aumentar a segurança nesta atividade. Além das seções introdutórias norma possui os seguintes capítulos:

4) Pré-requisitos para participação – trata dos requisitos para participação de menores e requisitos de saúde e condição física,
5) e 6) tratam das informações introdutórias  e da  preleção aos participantes, com recomendações relacionadas aos equipamentos, condução das atividades e considerações de segurança
7) Requisitos para atividades na água – trata das responsabilidades gerais envolvendo a prática.
8) Procedimentos de supervisão – abordando os fatores que devem ser levados em consideração para distribuir os participantes para os condutores, os requisitos para supervisão desde uma base de apoio e na água, além do cuidado de contar os participantes na entrada e subida ( cuja falha já foi causa de muitos incidentes)
9) Equipamentos e procedimentos de emergência – Traz uma lista dos equipamentos obrigatórios e de equipamentos recomendados, mas que podem ser essenciais a depender dos participantes, das condições ambientais e da disponibilidade de serviços médicos locais de emergência. Também requer a elaboração de um Plano de Emergência.
Além destas seções, o Anexo A traz um exemplo de uma declaração médica e de responsabilidade e o Anexo B apresenta um exemplo de uma folha de informação para o questionário médico.

NBR ISO 13970

Aqui, o objetivo é apresentar os requisitos para os programas de treinamento de condutores de snorkeling, além de critérios para qualificação do profissional. As principais seções são:

4) Competências de um condutor de snorkeling Traz os resultados esperados do conhecimento, habilidades e atitudes de um condutor qualificado.
5) Pré-requisitos para treinamento
7) Conhecimento teórico exigido – que inclui equipamentos, fisiologia do snorkeling, considerações ambientais e práticas responsáveis, comunicações, práticas seguras e gerenciamento de acidentes
8) Habilidades de pessoal da atividade de snorkelingHabilidades  que o condutor deve possuir para lidar com os fatores operacionais mais exigentes de sua região, além das técnicas operacionais, tais como o uso e inspeção de equipamentos, lastreamento, procedimentos de descida e subida, etc.
9) Habilidades de liderança – Aborda tanto as habilidades relacionadas à atividade em si, tais como: planejamento e preparação, instrução e condução de equipes, quanto as habilidades para resgate de participantes, que inclui técnicas de primeiros socorros.
10) Avaliação – Menciona os resultados mínimos esperados de um candidato a condutor de snorkeling. Por exemplo: ser capaz de nadar 25 metros sob a água, com uma única respiração, demonstrar habilidade de planejamento e preparação em situações simuladas ou reais, etc.
12) Requisitos para organizações de treinamento
13) Requisitos para instrutores de condutores da atividade de snorkeling

Para saber mais

- Normas técnicas de Turismo de Aventura, disponíveis gratuitamente para consulta e impressão no site www.abntcatalogo.com.br/mtur
- Segurança no snorkeling (e outras informações sobre a prática) – em inglês

2 comentários:

  1. Muito interessante colocar essas referências às normas que regem o assunto. Evita-se - ou pelo menos minimiza-se - a ocorrência de acidentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos popularizar uma cultura de segurança nas atividades outdoor. Aventura segura sempre :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...