Viagem) que mostra a influência dos blogs de viagem sobre o turista brasileiro. Aplicada no período entre 3 e 14 de setembro, com os leitores de 40 blogs associados à entidade.
As respostas dos 2276 questionários preenchidos permitiram conhecer um pouco mais sobre o papel dos blogs de viagem nas decisões dos viajantes. Alguns resultados:
- 70% dos leitores utilizam os blogs de viagem como fonte de consulta para a escolha do destino. A indicação de amigos vem em segundo lugar com 46% da preferência dos leitores e as reportagens em revistas e jornais especializados aparecem, em seguida, com 37%
- Perfil principal dos leitores: mulheres, jovens (entre 25 e 34 anos), urbanas, com curso superior e renda acima de 10 salários mínimos
- 68% dos leitores afirmam “confiar muito” nos blogs de viagem como fonte de consulta. A confiança nas informações publicadas pelas revistas (2o. lugar) alcança 32%. Nenhum leitor afirmou não confiar nos blogs
- 69% dos leitores visitam os blogs para ler os relatos sem necessariamente ter como objetivo o planejamento de uma viagem
- 96% dos leitores afirmam já ter utilizado alguma dica de blog de viagem, sendo os destinos e os restaurantes as informações mais procuradas.
- 53% confiam nos posts patrocinados, desde que a prática seja transparente
Nunca tinha visto essa pesquisa. Super interessante!
ResponderExcluirOs resultados confirmam uma tendência que os blogs tem percebido qualitativamente :)
Excluir