terça-feira, 18 de setembro de 2012

Kilimanjaro: Objetivo à vista

Viso Kilimanjaro
Rosana e nosso guia, o Makashi

"There, ahead, all he could see, as wide as all the world, great, high, and unbelievably white in the sun, was the square top of Kilimanjaro" -
E. Hemingway, The Snows of Kilimanjaro

No 2o dia de caminhada, saímos às 08:00 com uma temperatura agradável de 16oC e céu limpo. Logo de cara, uma belíssima e inspiradora visão do Kilimanjaro. Que bacana vê-lo pela primeira vez, convidando os caminhantes para continuar o desafio.

Na primeira parte, a trilha é bem demarcada, com inclinação suave e percorremos sem dificuldades. Continuamos a seguir as duas regras de ouro para aclimatação: caminhar devagar e tomar muita água, mesmo sem sentir sede.

Viso Mawenzi
Uma bela visão do Pico Mawenzi, onde
acamparíamos no 3o. dia
No caminho, encontramos a 1a. caverna (na verdade um pequeno abrigo na rocha) onde descansamos um pouco antes de seguir até a área onde almoçamos (2a. caverna), após 4h de caminhada. Aqui, o frio começou a apertar um pouco e alguns pingos de chuva esparsos nos fizeram vestir os anoraks que sempre levamos nas mochilas. Até então, estávamos  com roupas leves.
gua
Água, água...sempre
Camaleo
Um camaleão apareceu na área da
1a. caverna
Alongamento
Alongamento antes do almoço
Almoo
Ô fome!! acho que vou sair mais gordo do
Kilimanjaro
Cada grupo vai se arrumando de um jeito. Alguns tem barracas próprias para refeições e nós ficamos com uma mesa ao ar livre. A mistura de inglês, swahili e alemão continua e é muito interessante fazer parte disso tudo. Muita gente de diferentes partes do mundo com o mesmo objetivo.

Às 13:00 parece que todos resolveram sair ao mesmo tempo, o que formou uma longa fila pela trilha, agora irregular. Aos poucos o ritmo de cada grupo vai determinando a dispersão dos caminhantes e é impressionante ver como os carregadores seguem dando uma “surra” de desempenho: mesmo com uma carga bem maior, passam por nós velozmente.

Congestionamento
Saída da área da 2a. caverna
Grupos
Caminhar, caminhar...

Acampamento Kikelewa
Visão do acampamento Kikelewa, com
a neblina subindo a encosta

Enfim, após 8h de caminhada, chegamos ao acampamento Kikelewa, a 3600m de altitude. Um grupo de guias e carregadores das outras expedições se agrupou para cantar a “Jambo Bwana”, batendo palmas e dançando. Impossível não curtir isso.

A letra da música é a seguinte:
Cantoria de boas vindas

Jambo, Jambo Bwana (Olá, olá Senhor)
Habari gani (Como estás?)
Mzuri sana  (Muito bem)
Wageni, mwakaribishwa (Visitantes, vocês são bem vindos)
Kilimanjaro yetu (ao Kilimanjaro)
Hakuna Matata (Não há problemas)

Kikelewa
A caverna Kikelewa

Nos instalamos na barraca, tivemos nosso banho quente, à bomba manual de inseticida, jantamos e não fizemos muita coisa. Apesar dos músculos estarem em ordem e sem nenhuma dor de cabeça (um dos primeiros sinais de problemas com a altitude), o cansaço nos levou ao sono sem muita demora e a noite foi bem melhor que a anterior.