sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Momento Animal Planet: a vida selvagem no Ngorongoro



O caminho
Ngorongoro
A grande Cratera do Ngorongoro

Saímos da cidade de Moshi no dia seguinte à nossa aventura no Kilimanjaro, com destino à Cratera do Ngorongoro. Logo cedo, o pessoal da Snow Caps (contratada pela Morgado Expedições) estava lá no hotel para nos apanhar e seguir rumo a um dos mais belos Parques Nacionais da Tanzânia.

No percurso tivemos mais uma boa oportunidade de ver um pouco da vida na Tanzânia, que tem a agricultura de subsistência como uma de suas principais atividades econômicas. A aridez da região e as plantações de milho lembram muitas regiões do Nordeste brasileiro.

Tanzanianos1

Com freqüência, vemos uma das mais conhecidas tribos deste país, os masaai, com suas roupas características e o pastoreio de seus rebanhos de gado.

Masaai Masaai

Mirinda2
Na Tanzânia ainda tem o refrigerante
Mirinda

O trajeto passa por Arusha, que é ponto de partida para muitas expedições aos parques nacionais. Entretanto, apesar de ter bons hotéis, os turistas costumam apenas passar por Arusha em direção aos vários lodges existentes nos Parques Nacionais. E assim também fizemos. O guia enfrentou o trânsito caótico da cidade, apanhou nossas caixas com o almoço, que mais tarde comeríamos em uma grande loja de souvenirs no caminho.



Ngorongoro

A maior cratera vulcânica inativa do mundo possui um desnível de 600m e abriga milhares de animais. Localizada no norte da Tanzânia, entre o Kilimanjaro e o Lago Vitória, é administrada pela Ngorongoro Conservation Area Authority.

Na entrada do Parque, nosso guia resolveu as formalidades de check-in e seguimos para o excelente Ngorongoro Wildlife Lodge, na expectativa do que iríamos ver no dia seguinte. Momento para relaxar e curtir o final de tarde, com o belo visual para a cratera.

Entrada Ngorongoro
Entrada do Parque Nacional
Ngorongoro Formao
Evolução geológica do Ngorongoro
Quadro existente na entrada do Parque
Tomamos café cedo e saímos para o Safári às 07:10. A Land Cruiser foi sacolejando pelas estradas de terra e logo vemos zebras e búfalos como “aperitivo”. Na descida, avistamos aldeias masaai – os únicos autorizados a viver dentro da cratera.

Convívio dos massai com os animais


Fotografando

Os carros podem percorrer toda a extensão da cratera, mas sempre trafegando pelas estradas previamente demarcadas. Enquanto isso, os animais são livres e, para alegria dos´visitantes, cruzam as estradas alheios aos cliques e olhares atentos. Por questões de segurança, os visitantes não podem sair dos carros (exceto na área para almoço)




Os animais

Elefante

O primeiro animal que vimos foi um elefante. Pelo fato de estar sozinho, o guia nos explicou que se tratava de um macho, que quando fica velho se isola da manada para viver seus últimos dias. Veio sacudindo seu corpanzil e parou para um lanche nos arbustos. Bom início!


Gnus 2
Gnus: muitas manadas
Gnus 1

Outro momento marcante foi observar uma leoa se preparando para atacar um dos gnus de uma manada próxima. Praticamente imóvel e muito bem camuflada na relva seca, aguardava pacientemente a melhor oportunidade para dar o bote. Enquanto isso, ficávamos na torcida e atentos para capturar o que teria sido uma cena incrível. Teria sido.... porque não fomos tão pacientes quanto a leoa e resolvemos seguir adiante.

Leoa
A leoa esperando para atacar.
Leoa
Não viu? E agora?
Mais na frente, duas gazelas de Thomson se enfrentando. Ficaram literalmente batendo as cabeças e chifres até que uma delas deu-se por vencida e saiu correndo

Gazelas
Disputa
É impressionante a vastidão da cratera e a diversidade e quantidade de animais que podemos avistar, compartilhando alguns momentos de suas vidas.

Zebra 1 Zebra 2
Bfalos Avestruz
Javali
Rinocerontes

Em dado momento, vimos uma hiena que seguiu sozinha seu caminho pela estrada. Algo um tanto poético para uma das mandíbulas mais fortes do reino animal

Hiena 1 Hiena 2

Qualquer boa aparição ou atividade fazia com que os motoristas se dirigissem rapidamente para o mesmo ponto, causando alguns pequenos congestionamentos. Um destas cenas foi um grupo de 2 leões e 3 leoas que estavam terminando seu almoço.

Lees
Leões e hienas à espreita para
filar algum pedaço
Leoas
De barriga cheia
Por volta das 13:00, nós paramos para almoçar em uma área previamente definida, com um belo lago, cheio de hipopótamos. O guia nos orientou a comer dentro do veículo, para evitar que os gaviões atacassem a comida e assim o fizemos.


Carros 2
Ponto de encontro reservado para
o almoço
Hipoptamos
Hipopótamos
Depois do almoço, percorremos a cratera, mas o avistamento dos animais passou a ficar mais difícil, em razão do calor, que os leva a ir para áreas mais arborizadas, longe das estradas. Ficamos satisfeitos e voltamos para o hotel, concluindo nosso programa Aninal Planet ao vivo.





Lodge1
Um belo hotel
Janela
A bela visão que tínhamos do quarto

4 comentários:

  1. Muito bacana seu Animal Planet ao vivo, Jodrian.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá Jodrian, passei para dar uma olhadinha nas novidades, pq adoro seus post. Viajo com eles por lugares para onde jamais irei, quer por me faltar um pouco desse espirito aventureiro, quer por alguns probleminhas de saúde que me impedem certas extravagãncias. Assim, aproveito seus relatos para curtir lugares tão diferentes....Legal os animais na natureza, seguindo sua vida, seu curso, alheios ao entorno e que no futuro fará dos paises africanos um point turistico fortissimo, acredito! Abraços,
    Paula do Mochilinha Gaucha
    ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula,
      Muito obrigado pelos comentários. Saber que você viaja nos textos é um incentivo e tanto :). Foi nossa primeira vez na África e acredito que será mesmo destino cada vez mais procurado. Em breve vamos postar sobre Zanzibar.
      Grande abraço

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...